Após 47 anos na Igreja dos Passarinhos, Padre Gabriel Figura anuncia que vai se aposentar

Por Redação

A declaração foi feita ao radialista Luiz Carlos Martins, nesta sexta-feira

Há 47 anos, se você quiser encontrar o Padre Gabriel Figura, basta ir até a Paróquia Nossa Senhora das Dores – como é conhecida a Igreja dos Passarinhos, no Bigorrilho. Pode também ouvir a missa  todo domingo na Rádio Banda B. Mas isso vai acabar. Nesta sexta-feira (26), num bate-papo ao vivo com o radialista e deputado Luiz Carlos Martins, Figura disse que vai se aposentar em agosto.

Padre Gabriel Figura – Reprodução Revista Panorama

Acompanhe a conversa dos dois amigos, descrita aqui:

LCM: Padre Gabriel, há quantos anos o senhor é padre?

Padre Figura: “Só aqui no Bigorrilho, na Igreja dos Passarinhos, atuo há 47 anos. Cinco anos como Vigário Paroquial, depois rezando todos os dias a nossa admirada Missa Consagrada das 11h30. Sou Pároco Titular há 23 anos. Não é fácil, mas realmente consegui me equilibrar para alcançar isso.

Em todo esse tempo como Pároco Titular, sempre fui um sacerdote de paz, inclusive na boa relação com a Rádio Banda B, com quem temos uma parceria tão boa há tanto tempo. Sou agradecido à Graça Divina por tantas mensagens que tenho recebido, muitas de fãs da Rádio Banda B.

Agora, me torno Pároco Emérito. Ainda atendendo, ajudando quem precisar, mas depois de 47 anos, cumpri minha missão. Também por razões de saúde, quero parar um pouco, rezar em paz.

LCM: Então o senhor está dizendo que vai sair da Igreja dos Passarinhos?

Padre Figura: Exatamente. Dia 9 de agosto, no dia em que completo 74 anos de idade. Temos que ser humildes e saber a hora de sair do palco. Nunca é demais, mas acredito que já trabalhei bastante. O dia 9 vai ser um domingo. Pelo coronavírus, não teremos uma despedida mais tradicional, mas através da Rádio Banda B vamos agradecer, rezar nossa Missa Sagrada.

Meu sucessor é o Padre Edilson Martins. Até me perguntaram, Luiz Carlos, se pelo sobrenome ele seria seu parente, e claro que, pela Bíblia, de certa forma, somos todos irmãos, isso é garantido. Ele vem de Campo Magro. Passou três anos aqui comigo fazendo estágio. Acredito que ele vai ser um excelente sacerdote, tudo indica que é um substituto ideal. Ele vai cativar a comunidade, trazer boas orientações espirituais.

Igreja dos Passarinhos – Foto Banda B

LCM: O senhor  vai seguir morando em Curitiba?

Padre Gabriel Figura: Vou me mudar para um sítio. Junto à natureza, aos pássaros, ao rio. Sou um amante da natureza. Vou trabalhar de lá.

Antes, porém, vou passar um tempo com meu irmão e minha cunhada, estar em família, também sempre me colocando à disposição para atender este ou aquele padre doente, que precise de mim. Também tenho uma irmã para visitar no litoral, um sobrinho em Joinville que já me arranjou onde ficar. Enfim, lugar para ir não vai faltar. Quero descansar, rezar, pedir perdão pelos meus pecados.

Meu maior pecado foi sempre ajudar, amar e servir. Sou muito agradecido por tudo que recebi e tudo que sou. Muitos padres não chegam aos 80 anos, é uma curiosidade. O próprio padre João, que substituí, viveu apenas 69 anos. Por isso e outras coisas, sou muito grato.

Agradeço novamente também à Banda B, que sempre me acolheu tão bem. Sempre muito boa essa parceria.

LCM: O senhor  está emotivo, não está, Padre Gabriel?

Padre Gabriel Figura: Toda mudança implica também em um pouco de violência, não é? Eu já andei por muitos caminhos. Na Lapa, Fazenda Rio Grande, Carmo, aqui na Igreja dos Passarinhos. Enfim, toda mudança implica um pouco de violência. Mas sou uma pessoa preparada para me educar para isso. Logo vou acertar meu caminho. Entendo que ser Pároco Emérito é uma bênção e uma graça do Senhor.

O ex-governador Ney Braga morreu comigo, orando a Ave Maria. E ele dizia: “não tenho medo dos inimigos, mas sim daqueles amigos que são lobos em pele de cordeiro. Às vezes somos vítima desse tipo de gente. O inimigo a gente respeita e conhece, já o amigo desse jeito é extremamente perigoso”.

Mas não guardo mágoas de nada. Só guardo o amor e as bênçãos do Senhor, que me protegeu ao longo de todo esse tempo. Mesmo minha missa na Banda B, já há 23 anos, a maioria sempre nos aplaudiu, gosta do nosso trabalho. Nunca tive medo de dizer as coisas. Sempre fui um sacerdote visto como liberal.

LCM: Muitos me dizem mesmo que o senhor, Padre Gabriel, não tem travas na língua, que fala o que pensa.

Padre Gabriel Figura: Nunca tive essas travas. Nunca escondi nada de ninguém. Sou assim. Saio de cabeça erguida, de consciência tranquila, e acho que essa minha saída vai me fazer muito bem.

LCM: As portas da minha casa estarão sempre abertas para  o senhor,  Padre. Que não deixa de ser padre, né?

Padre Gabriel Figura: Agradeço de coração, Luiz. Deixo meu abraço para sua esposa Maria Aparecida, para a Mariana Martins, para o Kaio Martins e para o Michel Micheleto. Obrigado.

E isso mesmo, não dá pra deixar de ser padre. Nunca.

O padre encerrou a entrevista com uma benção especial aos ouvintes da Banda B.