Banda B na campanha do Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama

Por desenvolvimento

A campanha Outubro Rosa, que ficou conhecida mundialmente em 2002, chegou com força no Brasil em 2009. São instituições e empresas vestindo a cor e a Banda B também entrou na campanha, tudo para chamar a atenção para a prevenção contra o câncer de mama.
 
Você sabia que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres em todo o mundo? Ele também é a maior causa de morte por câncer de mulheres: são cerca de 520 mil mortes por ano.
 
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2014 e 2015 mais de 57 mil novos casos foram descobertos no Brasil, um risco estimado em 56,09 casos a cada 100 mil mulheres.
 
O Sul do Brasil está em segundo lugar entre as regiões brasileiras onde o câncer de mama aparece com mais frequência.
 
1º – Sudeste – 71,18 novos casos a cada 100 mil
2º – Sul – 70,98 novos casos a cada 100 mil
3º – Centro-Oeste – 51,30 novos casos a cada 100 mil
4° – Nordeste – 36,74 novos casos a cada 100 mil
 
De acordo com a assistente social da Associação Unidos Contra o Câncer, Leila Rezende Ferrari, se descoberto precocemente a paciente com câncer de mama tem 90% de chance de cura. “Quanto mais cedo diagnosticado, mais eficaz será o tratamento. Por isso a importância da conscientização, porque é uma maneira de incentivá-las a se prevenir. Se já existe caso na família o exame deve ser feito constantemente, se não, indicamos a partir dos 40 anos. O autoexame também é essencial. A mulher precisa se observar e se conhecer”, ressalta.
 
Confira abaixo os sinais e sintomas da doença:
 
Nódulo único endurecido
Abaulamento de uma parte da mama
Edema (inchaço) da pele
Eritema (vermelhidão) na pele
Inversão do mamilo
Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas.
Sensação de nódulo aumentado na axila
Espessamento ou retração da pele ou do mamilo
Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos
Inchaço do braço
Dor na mama ou mamilo
 
História
 
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 
 
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 
 
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org). 
 
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. 
 
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Fonte da História: Instituto Neo Mama