Basta chover para água invadir as casas do Guaraituba

Por desenvolvimento

 

Os moradores do Guaraituba em Piraquara sofrem com vazamentos de esgoto para dentro das casas quase sempre que chove na região.

Quem relatou o caso foi o Davi Machado, 52, morador do número 88 da Rua Hartwig Muller no dia 14 de novembro de 2013. Ele afirma: “Acho que acontece isso porque cada vizinho tem instalação de esgoto de um jeito, com um tipo de manilha, com um tipo de material. Isso que atrapalha”. E completa: “A Sanepar ou a Prefeitura tinham que vir resolver isso aqui, que assim não dá. Choveu, complica todo mundo”.

O gabinete do deputado Luiz Carlos Martins buscou resposta para o caso com a Prefeitura de Piraquara. Em nota, a gestão afirmou que os problemas relatados pelo Davi são, de fato, causados por ligações irregulares na rede de esgoto, que é responsabilidade da Sanepar.

A Prefeitura ressalta que tem cobrado verificação deste refluxo da companhia de saneamento, que atinge várias regiões do Guaraituba, e que executa constantemente serviços de limpeza de valetas e obras de drenagem para possibilitar o escoamento adequado das águas da chuva e, dessa forma, amenizar o problema.

E, como quem repassa a bola, a Sanepar diz algo diferente da prefeitura sobre o tema. A Sanepar afirmou, em nota, que não há rede da companhia na área citada na reclamação. Neste caso, a responsabilidade é do proprietário do imóvel, que deve instalar sistemas individuais de tratamento, como fossas e sumidouro, conforme padrão estabelecido pela Prefeitura, que também é responsável pela drenagem de águas de chuva. E o cidadão fica perdido em meio a este jogo.