Com indicação de Martins, 8 municípios recebem recursos para a coleta seletiva de lixo

Por desenvolvimento

A governadora Cida Borghetti assinou convênios com 233 municípios nesta terça-feira (26), em Curitiba, destinando recursos e equipamentos para a coleta seletiva do lixo. Os convênios foram assinados durante o Encontro Estadual do Reciclo Paraná, programa pioneiro no Brasil, que abrange um sistema integrado de coleta seletiva do lixo, separação e venda de recicláveis para gerar renda a associações e cooperativas de recicladores.

Entre os municípios atendidos estão oito que fazem parte da base de apoio e foram indicados pelo deputado Luiz Carlos Martins: Cambará, Carlópolis e Jacarezinho (Norte Pioneiro); Campo Magro, Campo do Tenente, Itaperuçu e Tijucas do Sul (Região Metropolitana de Curitiba); e Guaraqueçaba (Litoral).

“Conseguimos um caminhão de coletor reciclável para Campo Magro, além de tubos e kits para coleta de lixo para outros municípios que atendemos. Precisamos criar condições para que toda a população dê o destino correto do lixo e assim o meio ambiente seja preservado. Faz parte do nosso trabalho”, disse Martins.

Os convênios somam R$ 140 milhões, que serão usados para a compra de 65 novos caminhões de coleta seletiva, 95 equipamentos como compactadores e esteiras para os barracões onde são feitas a triagem do lixo, além de 189 conjuntos formados por cestos e carrinhos de coleta nas ruas.

Cida afirmou que o progresso das cidades está diretamente ligado às políticas públicas na área ambiental. “Quando preservam e cuidam do meio ambiente, dando destinação correta ao lixo, os municípios conseguem gerar mais oportunidades, renda e empregos e, consequentemente, mais qualidade de vida à população. É uma cadeia de oportunidades”, disse a governadora.