Dia Nacional do Doador é um incentivo a mais para ajudar e doar sangue

Por desenvolvimento

(Banda B com AEN)

 

O Hemepar, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, aproveita que hoje, quarta-feira (25) é o Dia Nacional do Doador de Sangue, para contar a história de alguns doadores e agradecer aos mais de 100 mil doadores fidelizados no Estado.

A motivação, em geral, é a mesma. Algum familiar ou amigo precisa de doação de sangue. Mas depois, doar sangue se torna um hábito. Foi assim com o Hilton Amaral, de 50 anos. Ele ressalta que doou sangue pela primeira vez para um familiar e depois continuou como voluntário. “Primeira vez doei para um parente e daí continue. Fico aliviado porque sei que estou ajudando as pessoas”.

Joelma de Souza Barroso, de 30 anos, tem o tipo sanguíneo “O” Negativo, conhecido como universal e que pode ser usado em qualquer pessoa. Em situações de emergência, é o mais utilizado. Ela doa sangue, em média, duas vezes por ano e destaca a sensação de poder ajudar as pessoas. “Doo sangue há uns oito anos. Na gestação que descobri que sou doadora universal e aí comecei e não parei mais”.


Lei

A lei 14528/2004, que institui no calendário oficial do Estado do Paraná, a Semana de Doação de Sangue, tendo como referência a data de 25 de novembro, dia do Doador de Sangue, é de autoria do deputado Luiz Carlos Martins. Assim como a lei que dá desconto de 50% em ingressos para eventos culturais para quem tem a carteirinha de doador. “Doar é um gesto de amor, despreendimento e faz muito bem não só para que recebe a doação, mas principalmente para quem doa”, diz Martins.

 

Como doar

Quem tem interesse em realizar esse tipo de doação, em Curitiba, pode entrar em contato com o Hemepar pelo telefone 3281 4074. Para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemepar vai oferecer um lanche especial para quem doar sangue nesta quarta-feira.

Mais informações sobre doações e as pessoas que podem doar estão no site da secretaria de Estado da Saúde www.saude.pr.gov.br ou pelo telefone 0800 645 4555.

 

Condições para ser doador de sangue
– Ter idade entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal).
– Pesar acima de 50 quilos.
– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.
– Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço.
– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.
– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.
– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia.
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

 

PARA DOAR EM CURITIBA
Endereço: Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV
Tel: (41) 3281-4000
Horário – 2ª a 6ª feira – 7h30 às 18h30
Sábados – 8h00 às 18h00