Espera para agendar RG deve diminuir, diz Instituto de Criminalística

Por desenvolvimento

Oi oi, gente querida!

Ouvintes da Banda B andam reclamando que neste começo de ano está difícil fazer novo RG em Curitiba. As grandes filas de atendimento têm sido um transtorno para muitos, e o tempo de espera em alguns casos chega a meses. E ainda há o problema de que muitas pessoas sequer conseguem agendar atendimento.

Foi ao ar no meu programa de hoje (24/2), na Banda B, uma entrevista com Marcus Michelotto, diretor do Instituto de Identificação do Paraná, órgão ligado à Polícia Civil. Na conversa com a jornalista Denise Mello, Michelotto admitiu o problema e apresentou uma solução que deve diminuir a espera.

O diretor afirmou que um dos fatores que geram a situação é que nessa época do ano há aumento significativo na procura por novos documentos, em relação aos demais períodos. Além disso, o Instituto de Identificação optou recentemente pelo fim dos encaixes presenciais para atendimento, o que deixou muita gente desapontada.

Segundo Michelotto, o encaixe acabou porque causava estresse tanto para o funcionário do órgão quanto para o cidadão, que às vezes chegava às 8h no local e esperava atendimento por tempo indefinido. Para suprir as demandas do órgão e normalizar o fluxo de trabalho, ele disse que daqui poucos dias terá início o encaixe feito exclusivamente por telefone, para a pessoa ter garantia de atendimento e o conforto de saber quando este ocorrerá.

Em geral, nas grandes cidades quem faz RGs são as delegacias, mas isso pode variar de município para município. Em algumas cidades menores há convênios com prefeituras, por exemplo, pelos quais são disponibilizados postos de identificação em outros pontos. Em Curitiba há postos de identificação na Rua da Cidadania do Carmo e na do Fazendinha.

Marcus Michelotto concluiu pedindo desculpas pelos transtornos, ainda que eles não aconteçam com a maioria das pessoas que precisam de novo RG. O ideal é que o agendamento sempre seja feito. A previsão é de que daqui a poucos dias tudo volte ao normal e as filas diminuam, mas continuaremos fiscalizando.

Para mais informações, entre em contato com o Instituto de Identificação do Paraná, sediado na rua José Loureiro, 376, no Centro de Curitiba, pelo telefone (41) 3200 5001.