Governo vai abrir mais 8 mil vagas em presídios no Paraná; saiba os locais das novas unidades

Por Redação

Unidade em Jacarezinho (Norte Pioneiro) foi descartada pelo Governo

O Governo do Paraná vai abrir oito mil novas vagas em presídios no estado, o que deve diminuir o déficit no setor penitenciário em quase 70%. A informação foi repassada à Banda B pelo diretor do Departamento Penitenciário (Depen), Francisco Caricati. Segundo ele, faltam 12 mil vagas no Paraná ,o que tem provocado a superlotação, principalmente em delegacias.

“Hoje temos uma demanda por 12 mil novas vagas em presídios. Agora, com esta ampliação de oito mil novas vagas, ficaremos com um déficit de quatro mil. Mas é importante ressaltar que a questão penitenciária tanto no Paraná quanto no brasil não passa apenas pela abertura de novas vagas em presídios. É preciso ver também o que está gerando esta superlotação. Um exemplo vem da questão dos presos provisórios, que ainda tiveram a situação definida na Justiça. Hoje, no Paraná, 53% dos detentos estão nesta situação diante de uma média nacional para casos assim de 25%”, pontua Caricati.

Novas unidades serão abertas em todo o Paraná – Foto: Leocadio Miranda/Depen

Locais

O diretor do Depen explica quais cidades receberão as novas unidades. “Já temos locais definidos com terreno reservado em Umuarama, Ponta Grossa, Londrina, Foz do Iguaçu, Guaíra e Campo Mourão. Também teremos uma unidade já definida em União da Vitória, mas ainda faltam detalhes do terreno, além da ampliação de algumas unidades, entre elas Piraquara”, disse o diretor.

Presídio em Jacarezinho

O diretor do Depen também conversou com o deputado estadual Luiz Carlos Martins e garantiu, tanto a ele quanto na entrevista à Banda B, que, o Governo não vai construir uma unidade prisional em Jacarezinho (Norte Pioneiro).

“O presídio em Jacarezinho está descartado. Não houve acordo para a doação do terreno e não avançaram as tratativas com o município”, completou.

Luiz Carlos Martins disse que prevaleceu a vontade da população do Norte Pioneiro. “Houve a manifestação contrária do povo de Jacarezinho e fizemos o Governo entender a vontade do povo. Não será construído nenhum presídio no Norte Pioneiro”, afirmou o deputado.