LUIZ CARLOS, A MOBILIDADE SOCIAL E MUITA OUSADIA

Por desenvolvimento

Aroldo Murá

Luiz Carlos Martins: construtor da sociedade

Luiz Carlos Martins: construtor da sociedade

O Brasil não deve ser apenas causa de desespero dos homens e mulheres que o vão construindo com duro e honesto labor, e que não aceitam o caos implantado como regra na Nação.

Há um Brasil que ousa afirmar-se e crescer dentro da lei e da ética. É composto de seres humanos tangidos por um ‘fiat lux’especial, ou simplesmente pela necessidade de cumprir o básico mandamento de construir vidas e sociedade melhores.

Dizendo isso, digo que, à parte das quadrilhas criminosas que tomaram de assalto parte da administração público – quase como regra -, há realidades positivas que esquecemos de avaliar em meio ao desassossego mais ou menos geral. A mais impressionante dessas realidades é a mobilidade social possível existente no país, ainda a sexta economia do mundo.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Aqui, bem ao contrário de sociedades multisseculares – como vemos na Europa -, marcadas por herança familiar e títulos nobiliárquicos -, não se veda a ascensão social do indivíduo. Nascer numa linhagem pode ajudar. Mas os caminhos para o empreendedorismo não se subordinam ao berço, às árvores genealógicas.

Admitem-se sonhadores e, sobretudo, espíritos ousados.

Curiosamente me vejo a fazer essas reflexões quando começo a ouvir as ondas da Rádio Banda B, FM e AM, 107-1, uma das mais eloquentes provas de que o sonho de “fazer o Brasil” é realidade bem viva, gerando resultados; está à mão de seres que queiram e possam apostar em seus projetos pessoais.

MENINO DE BIRIGUI

Tal como fez o menino de Birigui, o nosso Luiz Carlos Martins. Ele foi garoto entregador de marmitas das refeições preparadas por sua mãe a uma vasta clientela da cidadezinha. E que, antes de trabalhar com sua voz e sensibilidade de timbres únicos, foi garçom e também como operário em fábrica de calçados.

Nunca fugiu da liça. Pelo contrário, ampliou-a buscando educação, fazendo faculdade e depois consolidou-se em exemplar história no rádio, e, mais tarde, como homem público – vereador e em seguida com sete mandatos de deputado estadual.

SALVE ESTA DATA

Enquanto vou escutando o som da FM 107-1, que oficialmente estreará no dia 12 próximo, visito um passado de lutas sem limites que o dono de uma de uma das maiores audiências radiofônicos de Curitiba e Paraná construiu. Ao lado da sua inspiração maior, a esposa, Maria.

Luiz, com a objetividade dos que têm créditos enormes com o Senhor e com a comunidade a que serve todos os dias, tem repetido, como quem faz uma avaliação de vida: “Fui abençoado com muitos talentos, mas o rádio é mesmo minha vida e meu desafio. Nele cada vez aposto mais tempo e talento…”