Luiz Carlos Martins cobra e IML de Jacarezinho voltará a ter médico legista

Por desenvolvimento

(Portal Banda B)

Após 10 meses, o Instituto Médico Legal (IML) de Jacarezinho (Norte do Paraná) voltará a ter a presença de um médico legista. A informação foi repassada pelo próprio governador Beto Richa (PSDB) ao deputado estadual Luiz Carlos Martins (PSD), que vinha cobrando a nomeação de um substituto, desde que o médico que atuava no órgão se licenciou. Segundo a assessoria do governo, a nomeação já foi feita e o novo profissional deve começar a trabalhar nos próximos dias.

“Não era possível mais a população de Jacarezinho e outros 26 municípios da região sofrer com a falta de médico legista. Desde abril do ano passado as famílias tinham que velar os corpos de seus parentes às pressas. Tudo porque, sem o médico, os corpos que precisavam passar pelo exame de necropsia eram transportados até o IML de Londrina (a 180 km) e voltavam cerca de 15 horas depois. Com isso, os velórios acabavam sendo feitos em poucos minutos, o que agora não vai mais acontecer. O governador resolveu essa questão”, disse Martins.

Nesta quinta-feira (28), às 11 horas, Richa irá pessoalmente até Jacarezinho participar do lançamento da pedra fundamental do campus da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP) e também a construção de clínicas odontológicas para o curso de Odontologia. Na cerimônia, Richa deve falar sobre a nomeação do médico para o IML.

O IML de Jacarezinho chegou a ter três médicos legistas, mas hoje todos estão de licença ou se aposentaram.