Luiz Carlos Martins indica Fazenda Rio Grande e Guaraqueçaba para entrega de ambulâncias

Por desenvolvimento

O governador Beto Richa entregou nesta terça-feira (17), em Curitiba, um novo lote de ambulâncias para ampliar a frota da saúde disponível em todas as regiões do Estado. Foram investidos R$ 7,6 milhões na aquisição dos 80 veículos, totalmente equipados para o transporte adequado de pacientes. Também foram entregues quatro veículos que auxiliarão nas ações do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate).
 
Entre os municípios beneficiados estão Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba) e Guaraqueçaba (litoral do Paraná, indicados pelo deputado Luiz Carlos Martins (PSD) para receberem as ambulâncias. A indicação foi feita por meio de emendas parlamentares acatadas pelo Governo. 
 
A prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch (PDT), veio a Curitiba receber a ambulância e disse que ficou surpresa com a indicação do deputado. “Não temos ligação política com o deputado Luiz Carlos Martins e, mesmo assim, ele teve a grandeza de lembrar de Guaraqueçaba, município com o segundo menor IDH Índice de Desenvolvimento Humano) do estado. Estamos muito agradecidos”, afirmou a prefeita.
 
Em pequenos municípios, a ambulância é essencial no atendimento às situações de urgência e emergência. Quando um paciente necessita de serviços de maior complexidade, ele deve ser transferido para um hospital de referência em sua região. Para isso, o transporte tem que ter a estrutura necessária para o deslocamento. 
 
É o caso de Fazenda Rio Grande. O prefeito Marcio Wosniak (PSDB) também estava na solenidade de entrega, ao lado de Martins. “ É uma ajuda importante, principalmente neste momento difícil que o país atravessa. Nosso município tem uma demanda muito grande por veículos novos e a indicação do deputado Luiz Carlos Martins nos dará uma melhora considerável no transporte pacientes. Pode ter certeza que a ambulância será muito bem utilizada pela população”, afirmou Wosniak.
 
As ambulâncias são do modelo Renault Master e foram entregues a 77 municípios, ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Costa Oeste do Paraná, ao Pequeno Cotolengo e ao Hospital da APMI, em União da Vitória. Elas poderão ser utilizadas para o resgate e transferência de pacientes entre serviços de saúde.
 
Martins acompanhou a entrega e disse que cada veículo nada mais é que um direito do povo. “Como deputado, estou aqui para viabilizar tudo que for beneficiar a população. Desta vez, apresentamos emendas para ambulâncias nestes dois municípios, mas estamos trabalhando para conseguir outros investimentos do Governo que façam a diferença na vida das pessoas”, disse Martins.
 
Saúde Pública
Em cinco anos, o Governo do Estado já distribuiu 2.188 veículos para o transporte na área da saúde a hospitais e municípios paranaenses, dos quais 560 ambulâncias. “Melhoramos muito o atendimento na área da saúde pública no Estado, mesmo com a ausência de apoio do governo federal, que bloqueou recursos do setor para o Paraná”, disse Richa.
 
O governador destacou que o Estado garante, com recursos próprios, a ampliação do atendimento no setor. “Conseguimos avançar, garantindo investimentos em programas que ajudam no funcionamento hospitais públicos e filantrópicos e na aquisição de equipamentos. Mantemos boa parceria com as prefeituras e os consórcios municipais de saúde também no atendimento do Siate e Samu”, explicou.