Luiz Carlos Martins questiona por que o governo federal não assume as universidades estaduais

Por desenvolvimento

“Por que o governo federal não assume as nossas universidades estaduais?”. A pergunta é do deputado estadual Luiz Carlos Martins (PSD). O parlamentar compara a situação do Rio Grande do Sul com a do Paraná. Enquanto o estado gaúcho tem cinco universidades federais e apenas uma estadual, no Paraná há sete universidades bancadas com recursos estaduais e apenas uma bancada com dinheiro do governo federal. Por quê?

“Não é possível que esta injustiça não seja corrigida. Manter as universidades estaduais custa mais de R$ 2 bilhões para os cofres do Estado. Não sou contra este investimento, mas questiono a razão destas universidades não passarem para a responsabilidade do governo federal. Por que esta atenção apenas ao estado do Rio Grande do Sul?”, afirma o deputado em áudio divulgado nesta quinta-feira (29).

Martins defende uma mobilização de deputados federais e senadores paranaenses para corrigir esta distorção. “Estes dois bilhões de reais poderiam estar sendo investidos em saúde, ensino fundamental, segurança. Precisamos de uma mobilização de nossos políticos para reverter isso em Brasília”, comenta em outro trecho.

O deputado também ressalta a importância da transparência.  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) iniciou esta semana uma auditoria especial nas contas das sete instituições de ensino superior do Estado. Um dos focos é investigar “supersalários”. O anúncio da auditoria do TCE acontece bem no meio de uma queda de braço entre o governador Beto Richa e os reitores das universidades. A razão é que os trabalhadores em universidades estaduais são os únicos servidores públicos do Estado que não têm os seus salários inseridos no Meta 4, um programa de gestão de folha de pagamento comprado pelo governo que “filtra” as informações de salários e barra o pagamento daqueles em que constata irregularidades, principalmente os que extrapolam o teto constitucional.

“É preciso transparência. As universidades devem deixar claro seus gastos e os serviços que prestam à sociedade paranaense. Temos que cobrar esta explicação”, completa Martins.

Ouça o áudio com a fala completa do deputado Luiz Carlos Martins: