O Caminho dos Jesuítas está abandonado. É a nossa história sendo engolida pelo mato

Por desenvolvimento

A minha visita ao litoral do Estado trouxe questionamentos importantes sobre o município de Morretes. Recebi a informação do comerciante Amauri Alvez do Fontes, 33 anos, de que o antigo Caminho dos Jesuítas está completamente abandonado. “Essa trilha tem mais de 200 anos e agora está quase se fechando. Ninguém faz manutenção, está largada”, me disse. “Meu pai é que fazia a limpeza até anos atrás e veio um pessoal do IAP e o proibiu de continuar. E agora, abandonaram tudo. Isso é muito triste”

Esse Caminho foi uma trilha aberta pelos tropeiros durante a construção da Estrada da Graciosa e está sendo consumida pelo mato. Amauri também me contou, revoltado, que o local não vê manutenção há, pelo menos, 20 anos. É muito tempo!

Ele disse que a trilha passa atrás da casa dele mas, hoje, já ninguém mais anda pelo local por medo de bichos, animais e, principalmente, pela falta de manutenção. “Um tempo atrás um pessoal veio aqui para discutir uma revitalização para o Caminho, mas não saiu do papel”, disse Amauri.

Lembro a todos que o Caminho dos Jesuítas faz parte da Estrada da Graciosa, que possui paisagens incríveis em meio à natureza que levam a lindas cachoeiras e piscinas naturais. Isso não pode ficar dessa forma. É um pedaço da nossa cultura que está desaparecendo.

Minha equipe entrou em contato com o Instituto Ambiental do Paraná para saber o que está acontecendo. A informação que tivemos é que o IAP está buscando saber se esse trecho é de domínio de conservação do Instituto. Não vamos ficar calados diante da destruição de uma parte importante da nossa história.