Obras na Rodovia da Uva não param mais: “Estamos acompanhando de perto”, diz Martins

Por desenvolvimento

Depois de promessas feitas, adiamentos, obras suspensas, falência de empresas, finalmente a duplicação da Rodovia da Uva (PR-417) foi retomada pra valer, no trecho entre o Contorno Norte de Curitiba e a Rua Orlando Ceccon, em Colombo. Desde que a governadora Cida Borghetti autorizou o reinício das obras, operários trabalham sem parar com o objetivo de entregar a Rodovia duplicada e revitalizada dentro do prazo, que é maio de 2019.

O estofador Jonas Hamilton, que tem comércio às margens da Rodovia da Uva, tem certeza que dessa vez a obra vai ser concluída. “Agora vai. Faça chuva, faça sol, tem gente trabalhando aqui. Acompanhamos todos os dias e todos estão trabalhando sem parar. Pra todos nós que dependemos da Rodovia da Uva vai ficar muito bom. Chega de sofrimento”, disse o comerciante.

O borracheiro Elielton Massin também está otimista com a retomada da duplicação. “Agora a obra deve sair sim. Vai ser mais segurança pra todo mundo que passa por aqui. O trânsito vai ficar mais seguro e não vamos mais sofre com tanto pó, sem falar dos riscos”, afirmou.

As obras da Rodovia da Uva foram retomadas no final de maio, quando a governadora Cida Borghetti autorizou o investimento de R$ 32 milhões, proveniente do Proinveste, um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil.

O deputado Luiz Carlos Martins não só comemorou a retomada como também tem acompanhado as obras. “Passo por aqui quase toda a semana. E se não passo, peço pra alguém da equipe passar. Estamos acompanhando de perto. Foram mais de 20 anos de espera, de sofrimento com tantas interrupções. Agora a duplicação da Rodovia da Uva vai sair”, disse Martins.

Junto com a duplicação, o trecho, de 6,2 quilômetros, receberá outras melhorias, a exemplo da construção de ciclovias, novas calçadas com rampas de acesso, instalação de semáforos, iluminação, canteiro central e paisagismo. “

Por que parou?

A duplicação desse trecho da Rodovia da Uva começou em 2010, mas foi executado apenas 15% dos serviços previstos no projeto. A empresa vencedora da licitação teve problemas e o contrato foi rescindido de forma amigável. O primeiro projeto previa investimento de R$ 11 milhões para a construção de mais uma pista.

Em 2013, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) realizou nova licitação, no valor de R$ 35,8 milhões. O projeto foi revisado, e passou a incluir duas pistas marginais, ciclovias, novas calçadas com rampas de acesso, além de semáforos, iluminação, canteiro central e paisagismo. As obras foram interrompidas porque a empresa faliu quando tinha executado 30% do cronograma.

Por esse motivo, uma terceira licitação foi lançada em 2017, com previsão de investimentos de até R$ 42,4 milhões em um trecho de 6,2 quilômetros. Mas esse processo foi paralisado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em agosto de 2017, que apontou problemas no novo edital.

O DER-PR não concordou com este posicionamento, respondeu as questões levantadas pelo órgão e, em fevereiro de 2018, o TCE-PR autorizou o reinício das obras, condicionadas ao cumprimento de algumas determinações, que foram acatadas pelo DER-PR. Porém, em março do mesmo ano, na iminência da ordem de serviço para retomada dos trabalhos, um dos conselheiros do tribunal determinou a mudança da empresa vencedora do certame.

No último dia 7 deste mês, o TCE-PR publicou um Acórdão que reverte o posicionamento deste conselheiro e corrobora a decisão do DER-PR declarando oficialmente vencedora a empresa Tucumann Engenharia.