Pessoas com deficiência se dizem chocadas com outdoor que pede ‘fim dos privilégios’

Por desenvolvimento

(Portal Banda B)

A revolta com o outdoor que pede pelo “fim dos privilégios para deficientes” é geral. Pessoas portadoras de deficiência se disseram chocadas com a mensagem, divulgada em uma placa no bairro Vista Alegre, em Curitiba.

“Enquanto esses covardes não dão a cara a bater, nós estamos aqui lutando pelos nossos direitos. Se eles estivessem no nosso lugar, será que considerariam privilégios tudo aquilo que conquistamos? Isso é o mínimo que precisamos para tentar ter uma vida normal. Eu estou completamente em choque com esse outdoor”, declarou o presidente do Fórum em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Vanderlei Rodrigues, que é deficiente visual.

Segundo ele, o grupo vai levar o caso para o Ministério Público do Paraná (MPPR), para tomar as providências necessárias contra quem divulgou a mensagem. “Nós não podemos ficar quieto diante de um absurdo como esse, uma falta de respeito tão grande. Eu pergunto para essas pessoas: é privilégio meu ser alguém cego e andar por aí correndo o risco de cair e me machucar?”, questionou ele em entrevista à Banda B.

O cadeirante Ricardo Vilarinho da Costa, integrante do Conselho Estadual dos Diretos da Pessoa com Deficiência, também se mostrou indignado com o outdoor. “Eu luto pelos meus diretos há nove anos e só de 2011 a 2015 é que nós conseguimos fazer com que o estatuto se tornasse lei para ser respeitada. Todos os responsáveis nesse caso, desde o grupo que escreveu a mensagem até a empresa de mídia que divulgou, devem ser punidos”, completou Costa.

O caso

Internautas procuraram a Banda B na manhã desta segunda-feira (30) para mostrar o outdoor colocado na Rua Santa Cecília por um grupo autodenominado “Movimento pela Reforma de Direitos”.

Outros ouvintes informaram, ainda, que a mesma mensagem foi divulgada também em placas no Bom Retiro, Campo Comprido e Parque Tingui. O grupo responsável não diz quantos outdoors contratou.

Ainda pela manhã, a reportagem da Banda B enviou uma mensagem ao perfil responsável pela postagem via Facebook e recebeu o seguinte retorno:

Somos os responsáveis pelo outdoor sim. Nosso movimento acredita que podemos tornar toda a sociedade mais justa trazendo mais justiça para alguns direitos, equiparando alguns benefícios com todos. Estamos um pouco receosos com alguns comentários que já apareceram aqui na página e preferimos não dar nossos nomes ou aparecer nesse momento. Mas vamos continuar nossa causa. Ainda hoje aqui no Facebook, vamos lançar as leis que acreditamos tornar a sociedade mais justa.