População sofre com falta de medicamentos em Unidades de Saúde de Curitiba

Por desenvolvimento

Unidades Municipais de Saúde de Curitiba estão sem diversos tipos de medicamentos, e quem sofre com isso é a população. É o caso da Glaucia Azevedo, usuária da Unidade de Saúde Waldemar Monastier, no Boqueirão. Segundo Glaucia, já faz alguns meses que, toda vez que vai buscar dois remédios de uso prescrito e contínuo de que precisa, é surpreendida com a informação de que o posto está sem os produtos. “Eles dizem que não estão recebendo os remédios, e aí eu fico nessa, tendo que esperar eles pegarem emprestado de outro posto. O que está acontecendo?”, pergunta.

Em comunicado ao questionamento feito por meio do gabinete do deputado Luiz Carlos Martins, a assessoria da Prefeitura afirmou que a Secretaria de Saúde oferece 183 medicamentos gratuitamente. Porém, a gestão anterior contrariou a indicação para que sempre haja quantidade suficiente de todos eles para suprir a população por pelo menos três meses, e deixou estoques zerados para 87 tipos de remédios, inclusive os dois que a Gláucia consome.

A prefeitura informou ainda que o abastecimento dos medicamentos está sendo normalizado aos poucos, por meio de licitações e compras que irão repor os estoques para eliminar este problema para quem precisa dos remédios.