Por indicação de Martins, Dr. Muricy recebe título de Cidadão Benemérito do Paraná

Por desenvolvimento

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu sessão solene na noite desta terça-feira (06) para outorgar ao doutor José Candido Muricy, médico e empresário, o título de Cidadão Benemérito do Paraná.

A honraria foi proposta pelo deputado Luiz Carlos Martins (Progressista), que destacou em discurso na tribuna da Casa a carreira do homenageado, que há 50 anos presta serviços à comunidade na área da Medicina.

Martins ressaltou que, quem o acompanha desde o primeiro mandato há mais de 20 anos, sabe que ele não costuma propor a entrega de título de cidadão honorário ou benemérito na Assembleia Legislativa do Paraná, por entender que conceder um título é algo que traz uma imensa responsabilidade. “A pessoa que recebe esta honraria do Estado do Paraná precisa ter uma vida limpa, ter prestado serviços absolutamente importantes a toda sociedade e acima de tudo ser do bem, ter caráter. E não tenho dúvidas que o doutor José Candido Muricy tem tudo isso e muito mais”, explicou o deputado e radialista.

A sessão especial contou com a presença de inúmeras autoridades, familiares e convidados. Dr. Muricy disse que ficou honrado. “A homenagem foi belíssima, uma grande emoção. Recebi amigos, familiares e muitas pessoas queridas que vieram me cumprimentar por essa distinção, que é de iniciativa do deputado Luiz Carlos Martins e que me compromete ainda mais com o Estado do Paraná”, disse o médico.

Carreira
Curitibano, nascido no dia 23 de abril de 1943, filho de Milton Muricy e Anita Muricy, casado com Vera Lucia de Moura Brito Muricy e pai de 4 filhos: das gêmeas Luciana e Christiana, Maria Angélica e José Ricardo.

Formado em 1968 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, já naquela época mostrou que teria uma carreira voltada para a saúde e o bem estar das pessoas.

Diplomado em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná, dr. Muricy se especializou em cirurgia plástica, atuou em diversos hospitais até fundar há mais de 40 anos a Organização Médica Clinihauer, empresa de medicina de grupo, genuinamente paranaense.

É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica desde 1982 e desde então tem participado de todos os congressos, e, em mais de 70% deles, sua participação foi de palestrante, professor ou outras atividades científicas.

Fundou também o hospital Milton Muricy, localizado no bairro CIC, com 180 leitos.

Hoje é o Diretor Presidente da Clínica Muricy e do Hospital Dr. Muricy.

Dedica-se com exclusividade, há mais de 25 anos, à área de transplante capilar, tendo documentadas mais de 6 mil cirurgias da calvície e publicados vários trabalhos na área.

Em 2016 foi eleito “Médico do Ano” pela Academia Paranaense de Medicina.

Neste ano de 2018 completa 50 anos de formatura, tendo já realizados mais de 35 mil procedimentos cirúrgicos em sua carreira profissional.

A história da família Muricy na medicina é uma das mais antigas de Curitiba e está na terceira geração iniciada pelo bisavô, Dr. José Candido da Silva Muricy, do qual herdou o nome, o empreendedorismo e o dom da medicina. O Dr. José Candido da Silva Muricy foi o incentivador e construtor da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, fundador do Museu Paranaense e ainda, Deputado Provincial por duas legislaturas.

“É admirado pela seriedade e profissionalismo que imprime em todos os seus empreendimentos, sejam eles esportivos, profissionais ou entretenimento. É um aglutinador, pai e marido dedicado, ama o que faz e gosta de desfrutar de momentos festivos e de boa música. Quem conhece o dr. Muricy sabe que ele toca um pandeiro como poucos”, afirmou Martins.

“Muito obrigado por tudo dr. José Candido Muricy. O Paraná reconhece o seu trabalho”, completou o deputado.