Primeira imagem da TV do Paraná e famoso locutor da “Disapel, a mais simpática”, morre aos 81 anos

Por desenvolvimento

(Via Portal Banda B)

Quem não lembra de seu rosto simpático anunciando produtos das lojas Disapel? De sua dicção impecável e de sua voz, que convencia a todos comprar o que anunciava? Estamos falando de Elon Garcia, radialista, publicitário e jornalista que faleceu nesta terça-feira (11), em Curitiba, aos 81 anos. Ele estava internado hã um mês no Hospital Nossa Senhora das Graças e morreu em decorrência de problemas renais.

Elon foi a primeira pessoa a aparecer em uma televisão no Paraná quando participou da inauguração da TV Paranaense Canal 12, em 29 de outubro de 1960. Amava se comunicar, do jeito que fosse. “Um homem com uma voz inimitável. Perfeita. Fecho os olhos e consigo ouvir o Elon falando. Uma grande perda para o Paraná, para todos nós”, lamentou o radialista Luiz Carlos Martins.

Segundo a família, o velório de Elon Garcia será a partir das 18 horas na Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Rua Carlos de Carvalho, 400. O sepultamento acontecerá às 11 horas no Cemitério Parque Iguaçu, nesta quarta-feira.

História

Elon Garcia iniciou a vida profissional em 1952, como locutor na Rádio Guairacá. Continuou no ramo na PRB-2 e na Emissora Paranaense, mantendo programas de grande audiência popular, patrocinados pelas Lojas HM. Com experiência e jeito para comunicador, foi dos primeiros a participar dos testes de televisão em Curitiba, nos anos de 1957 e 1958, ainda em circuito fechado. Já com os canais abertos instalados, Elon tinha presença garantida nas telas como “garoto-propaganda” dos mais requisitados.

Autodidata em matéria de marketing, não deixou de atuar em rádio e televisão. Passou pelo Departamento Comercial da Rádio Independência e trabalhou algum tempo em Joinville, assessorando as Lojas Freitag. Pelo menos, desde 1965, ele tem um associação plena de imagem com as Lojas Disapel. Sua iniciativa como “marqueteiro” provocou um resultado inesperado de vendas de geladeiras na então pequena loja.

Com uma faixa e anúncios em rádios, liquidou rapidamente o estoque de geladeiras recebido em consignação e continuou “para sempre” como assessor de Marketing e Publicidade da Disapel. Adotando o estilo “varejão”, de acordo com o perfil do consumidor, criou campanhas antológicas, e se especializou em batizar produtos com nomes curiosos (dormitórios, salas e cozinhas), sempre vendidos com o “precinho Disapel, a mais simpática!”. Quem não se lembra das ofertas com pagamento inicial de um cruzeiro, ou “apenas um beija-flor de entrada”?

Elon Garcia fundou sua própria agência de publicidade, a Elon Garcia Publicidade S/C, em 10 de dezembro de 1971.

Na TV, também foi um assíduo “garoto-propaganda”, reconhecido hoje, como um dos primeiros rostos a aparecer oficialmente na tela da televisão.

Ele deixa dois filhos, esposa, quatro netos, genro e nora.