Punições mais duras para pichadores em Curitiba

Por desenvolvimento

Oi oi, gente querida!

Um vereador de Curitiba protocolou na Câmara Municipal de Curitiba ontem, 16/2, uma lei que, a exemplo do que acaba de acontecer em São Paulo, quer punir mais duramente quem for pego pichando em nossa cidade.

A proposta vem na esteira de uma solicitação da Associação Comercial do Paraná, que afirma que milhões foram gastos em 2016 para limpar comércios pichados. O plano é pegar o marginal pelo bolso, dando a ele uma multa de até R$ 10 mil, quase cinco vezes o valor da multa atual, de R$2.133. O texto que está sendo discutido agora também prevê que o vândalo seja responsabilizado pela limpeza da sujeira que fez.

Acho a ideia super importante há muitos anos, e por isso criei e tive aprovada, em 2006, a Lei 15002, no interesse de preservar patrimônio público e particular de depredações e pichações. Pelo meu projeto, o pichador que é pego agindo contra patrimônio histórico, bens públicos ou particulares, ou ainda a pessoa que for pega depredando a cidade, fica sujeita a receber multa e a arcar com as despesas da restauração daquele bem, além de ser impedido de participar de concurso público estadual por dois anos e outras providências que me parecem vitais para os marginais saberem que terão que pagar por seus atos.

Confira o texto completo da lei 15002 aqui:

http://www.alep.pr.gov.br/web/baixarArquivo.php?id=27343&tipo=LM&tplei=1&arq=278