Entrega de novas viaturas personalizadas para municípios paranaenses

Por desenvolvimento

(Banda B)

O governador Beto Richa entregou nesta terça-feira (27) mais 466 novas viaturas para as polícias Militar, Civil e Científica do Paraná. Personalizados com o nome do município onde ficarão baseados, os veículos seguirão para todas as regiões do Paraná.

As unidades são as primeiras viaturas de um lote de 1.100 veículos adquiridos pelo Governo do Estado. As demais serão entregues nos próximos meses. O investimento é de R$ 112,3 milhões.

Richa ressaltou que desde 2011 o Governo do Estado ampliou a frota de segurança com 3.000 novas viaturas, a maior parte adquirida com recursos do tesouro (2.600 unidades), outras em parceria com órgãos estaduais e federais e também 250 unidades locadas para reforçar policiamento em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

“Mais uma vez demonstramos, na prática, o nosso compromisso com investimentos consistentes para a segurança dos paranaenses, para reforçar e melhorar as condições de trabalho das polícias”, afirmou o governador.

Das 466 unidades, 457 vão para a Polícia Militar e Polícia Civil. Outras nove são para a Polícia Científica, recebidas da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. Ao todo são 12 viaturas, sendo que três já estão em serviço.

O secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita, disse que a reestruturação da frota permite a mobilidade necessária aos profissionais da segurança pública e contribui para reforçar as operações sistemáticas e o trabalho preventivo. “As viaturas proporcionarão maior presença das polícias no Paraná, principalmente nos municípios do interior. E para a Polícia Civil e Científica elas ampliam a capacidade de investigação e resposta”, disse.

Governador Beto Richa entrega mais 457 novas viaturas para a Polícia Militar e Polícia Civil do Paraná, as primeiras de um lote de 1.100 unidades adquiridas pelo Governo do Estado. Curitiba, 27/06/2017. Foto: Jaelson Lucas/ANPr

Foto: Jaelson Lucas/ANPr

Reivindicação

Entre os veículos para a Polícia Civil, seis serão destinados aos municípios de Jacarezinho, Ibaiti, Santo Antônio da Platina, Carlópolis, Ribeirão Claro e Ribeirão do Pinhal, todos no Norte Pioneiro, serão entregues a pedido do deputado estadual Luiz Carlos Martins (PSD).

Martins também conseguiu junto ao Governo outras 66 viaturas para a PM que serão entregues a 32 municípios do Norte Pioneiro, Litoral, Região Metropolitana de Curitiba, além da capital.

“Estamos comemorando esta conquista. Reivindicamos e fomos atendidos. Sabemos o quanto a segurança pública é prioridade para a população paranaense e fazemos um trabalho contínuo junto ao Governo para conquistar novos equipamentos e condições de trabalho melhores aos nossos policiais. Precisamos nos sentir mais seguros e só com muito trabalho e investimentos podemos vencer esta guerra’, diz Martins.

São estes municípios indicados por Martins para receber as viaturas da PM:

Agudos do Sul 01
Almirante Tamandaré 01
Andirá 01
Antonina 01
Araucária 01
Balsa nova 01
Barra do Jacaré 01
Bocaiúva do Sul 01
Campina Grande do Sul 01
Campo do Tenente 01
Campo Magro 01
Carlópolis 01
Colombo 04
Contenda 01
Curitiba 62 viaturas
Fazenda Rio Grande 01
Guaraquecaba 01
Jacarezinho 02
Lapa 03
Mandirituba 01
Morretes 01
Paranaguá 06
Pien 01
Pinhais 01
Piraquara 10
Quatro Barras 01
Quitandinha 01
Ribeirão Claro 01
Rio Branco do Sul 01
Santo Antônio da Platina 01
São José dos Pinhais 06
Tijucas do Sul 01

Das unidades destinadas à PM e à Polícia Civil, 90 são modelo Toyota/Etios, 20 Renault/Oroch, 117 Fiat/Palio Adventure, 90 Volkswagen/Amarok e 40 Renaut/Duster para a Polícia Militar, e 100 Renault/Duster para a Polícia Civil.

As novas viaturas contam com celas humanizadas. Nelas os presos podem ser conduzidos no banco de trás do veículo, dependendo da gravidade do delito.

Governador Beto Richa entrega mais 457 novas viaturas para a Polícia Militar e Polícia Civil do Paraná, as primeiras de um lote de 1.100 unidades adquiridas pelo Governo do Estado. Curitiba, 27/06/2017. Foto: Arnaldo Alves/ANPr

Foto: Arnaldo Alves/ANPr