Tem petróleo em Jacarezinho? E se tem, ficamos assim?

Por desenvolvimento

Quem vive há mais tempo em Jacarezinho, Norte Pioneiro, sabe da história. Há quem garanta que existe sim petróleo embaixo das terras que formam toda essa região no Paraná. E não é pouca coisa não.

Luiz Carlos Martins soube dessa possibilidade em 1974, durante uma conversa com um operário da Prefeitura. “Esse operário apareceu para mim com as mãos sujas de óleo e disse que era petróleo lá da localidade de Monjolinho, na zona rural. Fiquei intrigado e fui buscar mais informações. Peguei um ônibus e fui para Curitiba só para ler um livro de Monteiro Lobato, chamado “O Escândalo do Petróleo”, que falava exatamente que tanto havia petróleo na região de Jacarezinho, quanto os americanos já haviam descoberto isso e cercavam a área”, relembra Martins.

No livro, Lobato acreditava na existência de grandes jazidas petrolíferas no país. Ele chegou a criar sua primeira empresa na área, a Companhia Petróleos do Brasil, em 1932, mas o negócio não foi adiante.

Lobato defende no livro que a exploração do produto é uma questão de soberania nacional e denuncia o Departamento Nacional de Produção Mineral por se vender aos interesses do grupo americano Standard Oil. Segundo o escritor, os americanos infiltravam técnicos no órgão para brecar a descoberta do petróleo no Brasil, e compravam terras para fazer reserva de mercado no país.

Foi exatamente o que diziam naquela época em Jacarezinho. “Lá na década de 70 cheguei a fazer uma reportagem sobre o petróleo em Jacarezinho para a Folha de Londrina. Encontrei uma pessoa que recebia dinheiro do governo americano para colocar bandeirinhas dos EUA nas áreas que, supostamente, conteriam petróleo debaixo da terra. Busquei dados, mas, apesar do indícios fortes, nunca ninguém conseguiu provar se havia ou não de fato petróleo em abundância no Norte Pioneiro”, diz Martins.

E agora, Luiz Carlos Martins pergunta novamente: “Se há tantos indícios, por que ninguém foi adiante para comprovar ou não a existência de petróleo em Jacarezinho? Ninguém vai investigar?  Não esqueço disso e o povo do Norte Pioneiro merece essa resposta”, comenta Martins.