Veranista com locomoção reduzida aproveita banho de mar

Por desenvolvimento

(AEN)

Com dificuldades extremas de caminhar, Débora Leia dos Santos tem tomado pelo menos dois banhos de mar por dia graças às cadeiras anfíbias disponibilizadas no Balneário Caieiras, no município de Guaratuba. Portadora de mielopatia espondilótica cervical, Débora diz que há 9 anos tem se locomovido com ajuda de andador ou de cadeira de rodas. Ela afirma que não fazia ideia de que poderia voltar a tomar banho de mar até usar pela primeira vez o equipamento. “A sensação é de segurança e de alegria intensa”, comemora.

As cadeiras anfíbias fazem parte do projeto Praia Acessível, desenvolvido em parceria pela Sanepar e Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Em praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, estão disponíveis nove cadeiras anfíbias. Do início da Operação Verão até 25 de janeiro, foram feitos 275 atendimentos a pessoas cadeirantes ou com dificuldades de locomoção. O equipamento permite o banho de mar com segurança e com acompanhamento de equipe treinada.

Além da satisfação por entrar no mar, Débora tem se sentido valorizada. “O atendimento é muito bom. As equipes são muito prestativas, polidas e educadas, o que nos deixa mais à vontade. Se dependesse da vontade deles eu tomaria muitos banhos de mar por dia”, destaca.

Muito à vontade instalada no equipamento, ela conseguiu ainda que a equipe desse um jeito de fazê-la mergulhar. “Eu queria de qualquer jeito de molhar a cabeça e até isso eles me ajudaram a fazer”, afirma.

EQUIPAMENTO SEGURO – As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável.

Com capacidade para suportar até 120 quilos, as cadeiras são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, uma equipe capacitada auxilia as pessoas em seu uso.

Confira os locais em que as cadeiras anfíbias estão disponíveis:

MATINHOS
Avenida Atlântica, 2010, em frente à Sorveteria D´Vickz
Pipeline – Avenida Atlântica, na altura do número 876 (entre a Avenida Londrina e a Rua Paranaguá, próximo ao Restaurante Canoa Quebrada)
Praia Mansa – Avenida Agílio Leão Macedo, próximo ao número 176 (entre a Rua Rio Branco e a Rua Ipiranga, ao lado do posto dos salva vidas)

GUARATUBA
Praia Central – Entre a Rua 29 de Março e a Avenida Dr. João Cândido (próximo ao estacionamento de carros)
Praia de Caieiras – Rua San Remo (próximo à Rua Projetada A e à Rua Saturnino Neves).
Avenida Atlântica, próximo ao número 500 (em frente à Associação dos Magistrados do Paraná)

PONTAL DO PARANÁ
Pontal do Sul – Rua dos Ipês (próximo à Avenida Mira-Mar, ao Centro de Estudos do Mar da UFPR e à Pousada da Su, perto da guarita dos guarda-vidas)
Praia de Ipanema – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Fernando de Noronha e a Rua São Luís, próximo ao Restaurante Atlântico Sul e à guarita dos guarda-vidas)
Praia de Leste – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Dario Veloso e a Rua Romário Martins, em frente ao Privê Praia de Leste).

 

(Foto: AEN)