Voluntária que venceu o câncer relembra cartinhas que mandava para Luiz Carlos Martins

Por desenvolvimento

A diversão era se reunir, fazer um piquenique e ouvir as cartas enviadas ao radialista Luiz Carlos Martins. A voluntária Regina Kohut, 49 anos, da ONG Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, Humsol, tinha 13 anos, na época, e morava com a família na cidade de Prudentópolis, no interior do Estado. “Éramos em um grupo de meninas e nossa diversão era levar um radinho de pilha para um gramado, fazer piquenique e ouvir as cartas que tínhamos mandado durante a semana para serem lidas pelo Luiz Carlos Martins”, descreve.

Regina veio para Curitiba com 15 anos e contou que, então, passou a colocar as cartas – que antes vinham pelo correio – embaixo da porta da emissora que Luiz Carlos Martins trabalhava. “Temos uma história, praticamente. Brinco dizendo que eu namorava o Luiz na época. Isso é algo bem engraçado porque eu, pessoalmente, nunca o conheci”, disse.

Ela está à frente da campanha de prevenção contra o câncer de mama, o Outubro Rosa, mundialmente conhecido. Após ser diagnosticada com câncer há seis anos, fez tratamento intenso, lutou contra a doença e hoje comemora a alta médica há um ano.

“Você nunca pensa que o mal vai bater na sua porta. Quando descobri que tinha câncer me pareceu uma bomba na cabeça, passei por 17 cirurgias, ao todo. Tudo que passei com essa doença eu consegui reverter para ajudar e alertar. A depressão é algo que vem mesmo, sem pedir licença, mas a força de querer vencer e as pessoas que te rodeiam fazem tudo valer a pena. Temos que ter paciência, fé e aprender com tudo isso”, descreve.

Hoje, curada, Regina promove campanhas, faz planejamentos para o Instituto, tudo ao som da Rádio Banda B. “Eu acompanho todos os dias, é a minha alegria porque me divirto e gosto da programação. Também já pedi uma cadeira de rodas para o Luiz Carlos Martins, fui atendida e levei para uma pessoa que precisava muito. Me ligaram esses dias perguntando se eu tinha material de campanha. Ri e disse que comecei a trabalhar para o Luiz Carlos Martins há anos”, finaliza.

Quer conhecer os trabalhos da ONg Humsol? Acesse o site www.humsol.com.br