“Luiz Carlos Martins é um homem saudável”, diz dr. João Caetano Marquesini

Por desenvolvimento

Foram 40 quilos a menos em poucos meses. Alguns se assustam e perguntam: “Luiz, você está doente?” Pois é exatamente o contrário. “Agora, após a cirurgia metabólica, Luiz Carlos Martins praticamente zerou a diabetes e é um homem saudável. Antes, ele corria o risco até de ficar cego”, diz o professor e cirurgião curitibano que operou Martins, dr. João Caetano Marquesini.

O médico explica que quando Luiz Carlos Martins o procurou, seu quadro de saúde era bastante complicado. “A diabetes estava bastante avançada, com um prejuízo enorme a saúde dele e uma perspectiva de vida muito ruim. Ele estava com excesso de peso acima do normal e isso, associado a diabetes, o fazia muito doente. Depois da cirurgia, que além de bariátrica é metabólica, ele praticamente se curou e hoje é um homem saudável”, diz dr. Marquesini.

Perda de peso

Sobre a grande perda de peso de Luiz, o médico explica que é natural essa grande queda nos primeiros meses, mas agora ele vai retornar ao padrão normal. “O que acontece é que quem faz essa operação também perde peso e, ao perder, há uma grande curva. O Luiz atingiu este limite da curva e agora está entrando no período de recuperação. Nos próximos meses ele deverá ganhar alguns quilos e retornar ao padrão normal”, explica. “Hoje, Luiz Carlos Martins tem muito mais saúde que um ano atrás”, completa Marquesini.

Cirurgia pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) cobre a cirurgia bariátrica metabólica para pacientes com diabetes que tenham Índice de Massa Corporal (IMC*) acima de 35 e as partir dos 16 anos de idade. De acordo com o dr. Marquesini, no futuro, a tendência é que pessoas com agravantes como diabetes e hipertensão, consigam o direito à cirurgia mesmo com IMC entre 30 e 35. “O Conselho Federal de Medicina estabelece IMC acima de 35 para essa cirurgia. Mas hoje, a grande discussão é por que pessoas, por exemplo, que têm IMC entre 30 e 35 e estão muito doentes com diabetes, não estão entre os contemplados pelo SUS. E já uma pessoa saudável, sem nenhuma comorbidade, mas com IMC acima de 35, tem direito à cirurgia. O saudável se enquadra e o doente não”, questiona.

Para o médico curitibano, no futuro isso deve mudar. “Claro que a partir do momento que o SUS ampliar a cobertura para essa cirurgia, isso vai causar um impacto monstruoso no sistema de saúde, mas a obesidade já está na lista de doenças e logo deverá haver um arranjo no tratamento para que todos tenham direito a essa cirurgia que cura a diabetes e dá qualidade de vida ao paciente”, finaliza.

Clique no ícone acima e ouça a entrevista com o  doutor João Caetano Marquesini.

* Como calcular seu IMC

O cálculo do IMC, ou Índice de Massa Corporal é a principal maneira de classificação das diferentes faixas de peso. O método é reconhecido e foi desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde. Esta é uma das principais maneiras de controlar o peso e manter a saúde.

O Cálculo do IMC é fácil de ser feito. Basta dividir seu peso por sua altura ao quadrado, ou seja, duas vezes sua altura.

IMC = Peso/Altura²

Por exemplo, se você tem 1,70m e pesa 85 quilos, a conta será 85 / 1.70 x 1.70 De acordo com seu resultado, você encontra a classificação de seu peso na tabela oficial:

IMC CLASSIFICAÇÃO:

15 a 20———— abaixo do peso
20 a 25———— normal
25 a 30———— sobrepeso
30 a 35———— obesidade grau I
35 a 40———— obesidade grau II
acima de 40——–obesidade mórbida