Faltam só 9 mil eleitores para São José dos Pinhais poder ter 2º turno

Por desenvolvimento

(do Portal Banda B)

O município de São José dos Pinhais pode ser o primeiro da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a ter segundo turno em eleições municipais. Atualmente, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, a cidade possui 191 mil eleitores e, caso a adesão ao recadastramento seja de 100 %, apenas 9 mil separam o município da marca mínima para que aconteça um eventual segundo turno. Para isso, a Câmara de Municipal da cidade promove uma campanha de incentivo para que os eleitores façam o cadastramento biométrico, transferências de títulos de eleitores e confecção para os maiores de 16 anos. Para a Constituição Federal, é necessário que um município tenha, no mínimo, 200 mil eleitores para que aconteça segundo turno em eleições municipais.

Com o apoio dos 21 vereadores que compõe a mesa do legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores, Sylvio Monteiro, garante que a campanha está chegando até mesmo para comunidade mais afastadas da cidade. “Estamos percorrendo casa a casa para divulgar nossa campanha, já foram mais de 25 mil domicílios para que São José se torne o primeiro município a atingir essa marca”, afirmou o presidente em entrevista hoje no Programa Luiz Carlos Martins.

Ao todo, o município contabiliza 300 mil habitantes e 191 mil eleitores ativo. “Nosso município precisa ficar em outro patamar, em evidência ao Governo do Estado e ao Governo Federal para poder receber cada vez mais recursos importantes para a realização de grandes obras. A partir disso, conseguimos ampliar os debates, as ideias e também pensar ainda mais na cidade e no desenvolvimento na nossa democracia”, defende.

Até março

São José dos Pinhais tem até março do ano que vem para atingir a marca dos 200 mil eleitores, quando termina o prazo para o recadastramento biométrico. O eleitor que não fizer a biometria terá o título cancelado no dia 1º de abril de 2016 e estará sujeito ao pagamento de multa estipulada pelo TRE. É possível realizar agendamento online para o agendamento por meio do site do TRE.

Hoje, apenas cinco dos 399 municípios do Paraná têm condições de ter segundo turno nas eleições por ter mais que 200 mil eleitores: Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel. Na Região Metropolitana de Curitiba, nenhum município tem essa condição até o momento.