Aprovado projeto de Luiz Carlos Martins e Goura que obriga plantio de árvores nativas em represas da Sanepar

Por Redação

O projeto de lei 457/2020 passou em terceira votação na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná desta terça-feira (3)

Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei 457/20, de Luiz Carlos Martins (Progressistas) e Goura (PDT), que obriga o plantio de árvores nativas no entorno de empresas da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O objetivo é criar condições para absorção de águas de chuvas em reservatórios secos devido à estiagem. A vegetação, assim, funciona como uma válvula, controlando a vazão e evitando inundações.

Na justificativa, os autores explicam que a mata ciliar evita deslocamento do solo, chamado de erosão, seu transporte pelo rio e depósito nos reservatórios, ou assoreamento, além de manter a infiltração do solo pela água, que desce pelo lençol freático e aflora novamente. O texto aponta, ainda, que sejam usadas mudas fornecidas pelo Instituto Água e Terra, que produz 80 espécies nativas diferentes.

O deputado Luiz Carlos Martins falou sobre a aprovação durante seu programa de rádio na Banda B: “O meio ambiente precisa de ações concretas da nossa parte. Precisamos fazer o que está ao nosso alcance para ajudar a natureza, e tenho certeza que os resultados do replantio em reservatórios vai ajudar e muito na qualidade das águas, na preservação dos lugares, na nossa qualidade de vida no fim das contas”, afirmou.

O projeto segue agora para sanção do governador Ratinho Júnior.