Conheça o novo modelo de RG que será emitido em todo o Paraná até o fim do ano

Por Redação

Banda B com assessoria

A carteira de identidade (RG) em novo modelo tem layout diferenciado e nova disposição de informações

O diretor-geral do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Vinícius Michelotto, disse nesta segunda-feira (1º), no Programa Luiz Carlos Martins, que até o final do ano todo o Paraná deverá passar a emitir a carteira de identidade (RG) em novo modelo, com layout diferenciado e nova disposição de informações.

“Já temos 108 prefeituras informatizadas para passar a emitir a nova identidade assim que a Celepar (Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) terminar os últimos detalhes para a implantação. Imaginamos que até o final do ano iremos cumprir o prazo dado pelo governo federal para o novo RG”, disse o diretor.

O novo RG traz na frente do documento, no espaço onde havia a foto e a impressão digital do cidadão, informações como nome, foto, filiação, cidade e data de nascimento.

Novo modelo de carteira de identidade — Foto: Polícia Civil do DF/Divulgação

No verso da carteira de identidade em novo formato, são apresentados o número do RG, número do CPF, impressão digital e um espaço para informações sobre outros documentos, como: número do título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), PIS/PASEP, Certificado Militar, tipo sanguíneo e alerta caso o indivíduo possua rejeição a algum tipo de medicamento.

“É um modelo bem completo que pode trazer várias informações importantes para o cidadão. Tudo num único documento que é o RG”, completou Michelotto.

A nova carteira de identidade conta ainda com novas ferramentas de segurança, como um QR Code que vai permitir que autoridades públicas confirmem a veracidade do documento.

O secretário reforçou ainda que não é obrigatória a mudança para o novo modelo. “Esta mudança será gradual, conforme a pessoa for precisando trocar o RG. E reforçamos que o custo será o mesmo, sem alteração”.

Marca e não aparece

O diretor ressaltou ainda que o Instituto está trabalhando para diminuir a espera no agendamento de RGs no Paraná, mas ressalta que, infelizmente, muitos marcam e não aparecem.

“Muitos reclamam que não conseguem agendar o RG por causa da grande procura. Temos trabalhado incessantemente para minimizar este problema que tem sim uma falha estrutural, mas também há uma questão comportamental de algumas pessoas. Em média, dos 400 agendamentos diários no Instituto, cerca de 80 não aparecem e não desmarcam. Chegamos a ligar para vários pra saber o motivo do não comparecimento e falam de tudo, desde que apareceu uma consulta médica até a justificativa de que esqueceram. É importante agendar e comparecer no dia e horário marcados”, ressaltou o diretor.

Mais informações sobre a emissão do RG no Paraná, clique aqui