Disque 199 para ajudar no combate à dengue em Paranaguá

Por desenvolvimento

(com informações da Prefeitura Municipal de Paranaguá)

A prefeitura de Paranaguá disponibilizou hoje (3/2) um número de telefone para que o cidadão denuncie focos de dengue, sugira melhorias no combate a ela e tire dúvidas em relação à doença. É o 199, que já está ativo diariamente das 9h às 18h, com equipe exclusiva para atendimento contínuo do povo.

A iniciativa é da Sala de Situação para o combate à dengue, formada por membros do município, Governo do Estado, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros da Polícia Militar (PMPR).

Desde dezembro de 2015 Paranaguá contabiliza 931 casos confirmados de dengue autóctone, ou seja, a que é contraída no próprio município. Além disso, há ainda outros 1063 casos sendo analisados pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Os números alarmam e mobilizam.

A batalha contra o mosquito Aedes aegypti é de todos nós. Não custa lembrar que é importante manter fechadas caixas de água, tonéis e barris, encher pratinhos de plantas até a borda com areia, remover folhas, galhos e dejetos que possam impedir a água de correr pelas calhas, manter lixeiras bem fechadas, cobrir pneus velhos e mantê-los abrigados da chuva, guardar garrafas sempre viradas de cabeça para baixo, lavar semanalmente tanques e tomar outras medidas simples, mas fundamentais, para evitar qualquer foco de acúmulo de água – ambiente em que o mosquito e suas larvas proliferam.

O 199 tem como objetivo centralizar reclamações, denúncias e dúvidas do cidadão, além de prestar atendimento aos organizadores de mutirões nos bairros, que devem entrar em contato para informar datas e locais de atuação das mobilizações. Torço para que o instrumento seja bem utilizado e colabore com a causa, que interessa a todos os paranaenses.