Dois dias após trágico acidente, Ecovia anuncia projeto de área de escape na Serra do Mar

Por desenvolvimento

(Portal Banda B)

Dois dias após o trágico acidente que terminou com seis mortos na BR-277, a concessionária Ecovia anunciou nesta terça-feira (5) que deve concluir até o mês de agosto o projeto que prevê a implantação de uma área de escape na Serra do Mar. O projeto executivo foi solicitado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), mas ainda não há previsão para início das obras ou pontos em que seriam fixadas as áreas de escape.

Após o acidente de domingo, muito se questionou se uma área de escape poderia ter diminuído os danos da batida, uma vez que o recurso é uma alternativa para que os veículos de grande porte possam usar como refúgio caso o sistema de frenagem pare de funcionar. Sua estrutura é semelhante à utilizada em circuitos de Fórmula 1, com sinalização e uma “caixa de brita”. Normalmente, a caixa é preenchida com bolinhas de argila expandida, material leve em que o veículo afunda e para. Assim, a velocidade diminui num curto espaço de tempo.Segundo a Ecovia, assim que concluído, o projeto será encaminhado ao órgão, que analisará viabilidade técnico-financeira e deliberará sobre a execução. “A concessionária ratifica a informação de que esta obra não está prevista em contrato”, informou.

O deputado estadual Luiz Carlos Martins, inclusive, deve apresentar nos próximos dias um projeto de lei para obrigar as concessionárias a implantarem áreas de escape em todas as rodovias pedagiadas do Paraná. “Com muita frequência, presenciamos acidentes, principalmente em trechos de serra, causados por caminhões descontrolados. Vamos apresentar um projeto de lei para oferecer esta alternativa de vida para todos os motoristas. E isso vai além de contratos assinados entre concessionárias e governo. É uma questão urgente de vida ou morte”, justifica.

Em 2011, Autopista Litoral Sul instalou uma área de escape entre os quilômetros 671 e 672 da BR-376, na região de Guaratuba, litoral do Paraná. Só nos primeiros três anos, por exemplo, 112 caminhões e dois ônibus utilizaram o recurso, o que evitou que os veículos se envolvessem em acidentes no trecho considerado crítico. Além de ajudar a reduzir acidentes, o uso do recurso permitiu que a rodovia pudesse identificar os tipos e modelos de caminhões que mais apresentavam problemas e passou a repassar esses dados para a Polícia Rodoviária Federal que intensificou a fiscalização na manutenção destes veículos.

 

acidenteescape

Acidente de domingo deixou seis mortos (Foto: Divulgação PRF)