Em entrevista a Luiz Carlos Martins, prefeito Dr. Nassib garante que hospital vai sair e admite que faltam médicos

Por Redação

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Dr. Nassib (PSL), deu entrevista para a Rádio Banda B na manhã desta segunda-feira, durante o Programa Luiz Carlos Martins. A conversa girou em torno das necessidades do município, que tem entre 150 e 170 mil habitantes, e das soluções que a prefeitura está elaborando para resolvê-las, bem como de boas novidades para a população, como a instalação de novas empresas na cidade, a construção de um novo hospital local e de outras obras.

Confira a entrevista:

Para começar, o que levou você, que é médico cardiologista, a entrar na política?
Como médico, a gente vai até um limite, mas não temos o poder de decidir algumas coisas para ajudar a população. O médico não tem o chamado “poder da caneta”. Eu costumava pedir ajuda para alguns deputados, vereadores, mas nem sempre era possível. Aí decidi entrar na política, busquei este caminho para poder fazer mais.

E você continua atendendo como médico?
Continuo atendendo, aos sábados.

Qual o tamanho da população de Fazenda Rio Grande?
Nossa cidade tem, hoje, uma população estimada entre 150 e 170 mil pessoas. Segundo a última contagem oficial, porém, temos menos de 100 mil habitantes, então isso gera um déficit entre as verbas que recebemos do Governo e as que o município precisa mesmo.

E o novo hospital de Fazenda Rio Grande, vai sair?
Vai sim. É um compromisso meu com a população. Faremos por uma Parceria Público Privada (PPP), ou seja, a prefeitura dá a área e um concessionário vai construir e equipar o Hospital para tocar ele por 30 ou 40 anos, a depender dos estudos.

É verdade que, no momento, há uma falta de médicos na cidade?
Sim, está faltando. Cada unidade de saúde deveria ter de dois a três médicos, mas muitas têm apenas um. Como a população aumentou demais nos últimos anos, precisamos melhorar este serviço. Para resolver o problema, vamos abrir um concurso neste ano e contratar novos médicos. Havia um concurso anterior vigente, mas a lista de aprovados já foi esgotada, eles já foram convocados. Com a pandemia que estamos passando, então, a necessidade de pessoal é ainda maior. A crise do Covid-19 fez a cidade passar de, vamos supor, 300 pessoas atendidas por dia para 800 pessoas por dia.

E os mutirões da prefeitura, eles vão voltar?
Este ano voltaremos a fazer os mutirões aos sábados. É uma ação conjunta de todas as Secretarias da cidade, como a de Saúde, Educação, Esporte, enfim, para aproximar os serviços da população. Também faremos uma grande ação junto com o Tribunal Regional Eleitoral e a OAB para ajudar a fazer títulos de eleitor na cidade. Temos este grande problema, porque mais ou menos 30 mil pessoas moram na Fazenda Rio Grande mas têm título em outros lugares. É importante que os títulos sejam no município porque isso permite que possamos trazer mais verbas para resolver as nossas necessidades. Com o Censo que o IBGE fará em 2022, poderemos atestar que nossa população aumentou muito nos últimos anos.

E quanto à chegada de novas empresas na cidade?
Há várias grandes empresas chegando na cidade, trazendo emprego e renda para as pessoas. Por exemplo, o Mini Preço está se instalando lá. Também tem uma empresa do Líbano, que trabalha com aço, que está chegando. Estamos construindo a “Rua da Mili” para ajudar as novas indústrias que vão se alocar ali, com previsão de criação de 500 novos empregos. Ao todo, neste momento, são 5 grandes empresas que acabaram de chegar ou estão chegando.

A respeito das fortes chuvas dos últimos dias, como foi o trabalho da Prefeitura para atender as pessoas?
As chuvas pegaram muita gente de surpresa. Gostaria, inclusive, de aproveitar o espaço para agradecer a Defesa Civil, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a área de Assistência Social. Fizemos um Decreto de Calamidade Pública que nos permitiu agir muito rapidamente para ajudar, dessa forma coordenada, quem precisava.

E quanto à nova trincheira que vai sair em Fazenda Rio Grande, quais são as novidades?
Conversei com o governador Ratinho Júnior no ano passado sobre essa necessidade de uma trincheira perto da Plastilit, na entrada da cidade. No momento, desenvolvemos o projeto e ele já está com o Governo, que vai encampar esta luta com a gente. Queremos fazer essa parceria cada vez mais forte. Infelizmente muitas pessoas já perderam a vida nesse trecho, então a trincheira vem para melhorar o fluxo e proteger as pessoas.

Vamos fazer também a Ponte do Caximba, ligando o Iguaçu, ajudando a ativar a região. Também vamos levar água, com a Sanepar, para vários lugares da cidade que não têm. Também queremos duplicar a Rua Francisco Ferreira da Cruz, que vai ligar Fazenda Rio Grande até a Audi. E seguiremos buscando outras empresas para que se instalem na nossa cidade. Hoje em dia, cerca de 40 mil pessoas saem da Fazenda Rio Grande todos os dias para trabalhar, e com as novas empresas e vagas, muitas dessas pessoas poderão trabalhar mais perto de casa, sem esse deslocamento.