Empresa tem três meses para limpar terreno em Colombo

Por desenvolvimento

Uma empresa que corta árvores para a Prefeitura de Curitiba deposita os restos de seu trabalho em um terreno do bairro Jardim Central, em Colombo. O problema é que de uma pilha de madeira para um incêndio a distância não é necessariamente grande.

Quem reclamou da situação foi a Ivone Popp, moradora do mesmo bairro em que a empresa está instalada. Ela participa de uma ONG ligada à causa ambiental, e diz que há pessoas incendiando os restos dentro do terreno da empresa quase todos os dias. A fumaça prejudica muitas pessoas das redondezas por causa da quantidade de resíduos e produtos químicos no ar, atrapalhando a saúde de moradores de, ainda segundo ela, pelo menos dois bairros.

O medo é que a empresa saia dali em breve, conforme ela ouviu dizer, e deixe todo o lixo para trás. “A gente fica assustado, porque agora até pararam de trazer o lixo deles para cá, mas e essas pilhas de madeira vão continuar aí?”, questiona.

Procurada pelo gabinete do deputado Luiz Carlos Martins para prestar esclarecimento sobre o caso, a Secretaria de Meio Ambiente de Colombo respondeu, em nota, que embargou a área sobre a qual a Ivone reclamou no último dia 28 de agosto, e que a empresa em questão tem até 90 dias, a partir desta data, para remover todo o material presente no local. A Secretaria afirma também que o fogo verificado no local foi causado por vândalos, e o órgão e a empresa chegaram a acionar o Corpo de Bombeiros como medida de combate ao incêndio.

A Secretaria de Meio Ambiente de Colombo concluiu mostrando-se à disposição da população para esclarecimento de dúvidas ou para reclamações através do telefone (41) 3656 4849, pelo e-mail [email protected], ou ainda pessoalmente na Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771, Centro/Anexo ao Parque Municipal da Uva.