Funcionária pública aposentada não consegue marcar consulta médica

Por desenvolvimento

A aposentadoria é o momento de descanso e de aproveitar o que foi construído ao longo da vida. Ou, pelo menos, essa é uma forma de definir o termo.

A Lúcia da Costa, por exemplo, de 61 anos, foi funcionária pública estadual aqui no Paraná por 39 anos e seis meses, e agora que acabou de se aposentar e precisa de um atendimento médico, não está conseguindo.

Ela precisa de uma simples consulta com um oftalmologista para garantir que quando comprar um óculos novo, estará fazendo uso das especificações médicas corretas para ajudá-la com seu problema de visão. Mas, segundo ela, não está conseguindo marcar o procedimento pelo SAS (Sistema de Atendimento a Saúde), órgão que regulamenta este tipo de serviço. Ela foi pessoalmente buscar esta marcação, e disseram para ela que, no momento, o órgão não possui convênio com uma instituição que atenda esta especialidade.

Dessa forma, o gabinete do deputado Luiz Carlos Martins foi atrás de respostas.

A informação é de que, de fato, neste momento não há uma instituição que preste serviços de oftalmologia pelo SAS, porque recentemente todos os contratos que mantinham estes atendimentos passaram por período de regularizações. Agora, a previsão é de que até o dia 15/7, esteja tudo normalizado tanto para esta especialidade, quanto para as demais.