Jacarezinho vai ganhar lago de contenção para prevenir enchentes, anuncia Martins

Por desenvolvimento

A população de Jacarezinho e região, no Norte Pioneiro, já pode comemorar. A cidade vai ganhar um lago de contenção para ajudar a prevenir enchentes. A verba de R$ 600 mil já foi garantida pelo governador Beto Richa (PSDB) através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A prefeitura de Jacarezinho entrará com uma contrapartida de R$ 80 mil. O dinheiro foi reservado por meio de um trabalho conjunto dos deputados estaduais Luiz Carlos Martins (PSD) e Pedro Lupion (DEM), além do prefeito Dr. Sérgio Faria (DEM).

O lago de contenção será construído ao lado da rodoviária nova, no bairro Papagaios. O projeto prevê uma lâmina d’água de 8.315 metros quadrados e um volume d’água de 13.404 metros cúbicos. No local, além do lago, estão previstas obras de infraestrutura de lazer, como pistas de caminhada e corrida entre outros.

O deputado Luiz Carlos Martins, que é da região, diz que sabe muito bem o quanto a população de Jacarezinho sofre com as enchentes: “Há mais de 50 anos os moradores de Jacarezinho enfrentam problemas com enchentes. A cidade fica num fundo de vale, a água escorre de vários morros e a chuva forte provoca o alagamento. É o que acontece nas vilas São Pedro, Rondon, entre outras. Com esta obra será possível conter a água toda que acumula nas ruas e casas diminuindo em muito o risco de enchentes”, explica Martins.

O projeto para a construção do lago de contenção já está pronto e foi entregue ao IAP. A verba para a obra já foi reservada. A expectativa é que a construção do lago comece nos próximos meses. “Lutamos muito, o deputado Lupion, o prefeito Dr. Sérgio e eu, para a liberação desta verba. Agora estamos acompanhando a tramitação do projeto para que as obras iniciem o quanto antes. Além deste lago, estamos trabalhando para a construção de mais um, também com a missão de prevenir enchentes na região do Estádio da Esportiva”, completa Martins.

Entenda como funciona

Muitos parques de Curitiba foram criados, a maioria entre as décadas 1970 e 1990, com o objetivo de oferecer um espaço de lazer à população e, ao mesmo tempo, ser uma ferramenta de contenção de enchentes. Esses espaços funcionam como uma espécie de reservatório, que ajudam a drenar a água da chuva e são chamados tecnicamente de bacias de acumulação.

Um exemplo é o Parque Barigui, um dos principais locais de lazer da cidade, com suas famosas pistas de caminhada e corrida. Lá, o imenso lago tem de 230 mil m² e ajuda a conter enchentes do Rio Barigui. O parque também faz parte de uma política municipal de preservação de fundo de vale, que evita o assoreamento e a poluição do rio, protege a sua mata ciliar e impede a ocupação irregular.