Luiz Carlos Martins já alfabetizou jovens e adultos

Por desenvolvimento

Ensinar não é tarefa para muitos. Aliás, poucos ensinam com o coração, com a vontade de transmitir o que sabem. O que pouca gente sabe é que Luiz Carlos Martins se dedicou durante muito tempo nessa causa e alfabetizou cerca de 30 pessoas com idade entre 15 e 73 anos. Ele fez parte do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), um projeto criado pelo governo brasileiro no ano de 1967 que propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos.

“A verdade é que eu mais aprendi do que ensinei. Eu precisava dar sentido para minha vida, estava com apenas 20 anos e tinha recém-chegado na cidade de Jacarezinho. Lembro que as aulas aconteciam em na igreja de um lugar chamado Vila Rosa, eu ia a pé e o caminho até lá era bem difícil, cheio de pedras. Eram às segundas, quartas e sextas-feiras”, lembra Luiz.

Esses três dias da semana, durante dois anos, mudaram a maneira de Luiz Carlos Martins ver a realidade. Ele recorda que nos primeiros dias poucas pessoas foram até a sala, mas com uma boa dose de conversa intimista aproximou ainda mais os alunos.

“Tinham umas 8 pessoas no início, quando chegava e via pouca gente me desanimava. Pedia pra Deus me ajudar. Foi quando eu comecei a falar sobre alcoolismo porque sabia que isso afetava bastante aquela vila, na época. No fim da aula, jovens e algumas mulheres vieram falar comigo e agradecer as palavras. Na outra semana, já tinha 15 e no fim a sala estava com 30 pessoas. Ensinei essas pessoas a escrever, elas não sabiam absolutamente nada sobre escrita e leitura”.