Luiz Carlos Martins questiona Governo sobre baixos níveis do reservatório na Represa de Chavantes

Por Redação

Deputado apresentou um pedido de informações encaminhado ao Governo

O reservatório da Represa de Chavantes, na divisa entre Ribeirão Claro, no Paraná, e o estado de São Paulo, está operando com nível de água considerado muito baixo. Autoridades, população e gestores de empreendimentos em todo Norte Pioneiro estão indignados e descontentes com isso. Eles afirmam que a importância que a represa tem para as cidades que a margeiam é imensa, tanto para abastecimento quanto para as atividade agrícola, pecuária, pesca e, principalmente, turismo.

Quando as chuvas na região se intensificam e o nível da represa ultrapassa o volume operacional (volume armazenado na represa entre o nível mínimo operacional até o nível do dia), há necessidade de iniciar o procedimento de descarregamento.

Com esta demanda, levantada junto aos presidentes das Câmaras Municipais de Ribeirão Claro e de Jacarezinho, o deputado estadual Luiz Carlos Martins (Progressistas) solicitou para a Casa Civil do Governo do Paraná e para a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo informações sobre estas condições precárias, bem como sobre a forma de atuação da multinacional chinesa CTG Brasil na gestão do nível da água no reservatório.

Confira as principais indagações presentes no requerimento de Martins:

1 – Qual a capacidade de água da represa acima citada?
2 – Qual o volume normal para que não haja necessidade de liberar água?
3 – Qual o volume da represa nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020?
4 – Qual o volume atual?
5 – Quanto este volume representa percentualmente anualmente?
6 – Qual a previsão deste volume para 6 meses?
7 – Qual a previsão deste volume para 12 meses?
8 – Por que está havendo exacerbada e contínua liberação de água da represa, sendo que os níveis da mesma estão diariamente abaixo no normal?
9 – Há previsão efetiva de quando os níveis da represa retornarão ao nível normal?
10 – Favor apresentar os documentos indispensáveis para a elucidação das indagações acima expostas.